O que é ERP?
Antes de qualquer coisa, vamos entender o significado de ERP. Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos da Empresa) é um sistema de organização que integra todos os setores da empresa, como: finanças, manufatura, suprimentos, qualidade, vendas e serviços em apenas um sistema. No Brasil, esse sistema é conhecido mais popularmente como Sistema de Gestão Empresarial.
Através do sistema ERP, é possível otimizar a comunicação dos setores e reduzir consideravelmente os custos. Atualmente a gestão por meio do ERP passou a ser uma realidade também para micro e pequenas empresas.
Qual o papel do sistema ERP nas empresas?
O principal benefício do sistema ERP é a melhora na organização das empresas. Para analisar se a sua empresa está com a organização em dia ou precisa de uma otimização, analise alguns aspectos:
- Todas as informações são localizadas de forma rápida e efetiva, ou são necessárias varias etapas?
- O controle financeiro da empresa é feito de maneira clara e planejada?
- Todos os prazos e compromissos estão sendo atingidos conforme planejado?
- O seu controle de estoque é feito de maneira inteligente?
Qualquer falha em armazenamento de dados, acesso ou transmissão de informações dentro da empresa pode demonstrar uma falha no processo de gestão de dados. Manter uma rotina para a funcionalidade dos processos é primordial dentro de um negócio, e o sistema de ERP pode te ajudar nessa tarefa.
Vantagens do Sistema ERP
Redução do tempo gasto em organização: muitos dos processos que são otimizados pelo sistema ERP acontecem de forma automática, sem a necessidade de realizar muitas tarefas manuais. Isso reduz consideravelmente o tempo gasto em processos.
Redução das chances de erros: com um sistema automatizado e centralizado, o controle é feito de maneira mais prática e inteligente, podendo localizar inconsistências de maneira mais eficaz.
Facilitação do processo de decisão: com o acesso mais facilitado aos dados em um sistema único, é mais fácil gerar relatórios diversos para auxiliar a gestão no processo de tomada de decisão, desde o controle de estoque, até a implementação de um novo projeto.
Baixo Custo: O serviço de ERP é oferecido por diversas empresas e existem vários planos disponíveis no mercado, se adequando a diversos tamanhos de empresa e orçamentos.
Outras vantagens a serem consideradas:
- padronização da rotina organizacional;
- organização das informações da empresa;
- redução do tempo gasto para cada tarefa específica;
- automatização de todas as atividades;
- redução de erros e inconsistências;
- centralização de todas as informações relevantes da empresa;
- auxílio no processo de tomada de decisões;
- baixo custo operacional;
- maior controle no sistema de gestão de todos os setores da empresa.
Conclusão
Os processos gerenciados por meio do ERP se tornam mais eficazes e inteligentes, tornando o fluxo interno de informações de uma empresa muito mais fácil de administrar. Além disso, nos processos onde a troca de informações ocorre entre mais de um setor, a chance de erro é muito menor.
O importante é fazer uma análise criteriosa sobre a empresa que fornecerá o serviço ou o software a ser utilizado para a implementação do sistema.